
As famílias estão cada vez menores, essa é uma realidade muito consolidada. Conforme censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número médio de moradores por residência caiu de 3,31 em 2010 para 2,79 em 2022.
Somando esse fator a uma rotina muito mais agitada, os apartamentos compactos são uma tendência global de moradia, que vem de encontro à praticidade e funcionalidade. Em Curitiba (PR), essa realidade não é diferente e o mercado desse tipo de imóvel está em ampla ascensão.
Os apartamentos compactos possuem tamanho de 20m² a 45m², com um ou dois quartos. Apesar do tamanho menor, oferecem uma planta mais funcional, disposição mais inteligente e ainda exigem menor manutenção.
Por essas razões podem ser uma boa alternativa para aqueles que buscam um estilo de vida mais prático e pode ser uma escolha assertiva para investidores, já que os compactos estão com alto índice de valorização.
Continue a leitura e saiba as vantagens de adquirir esse tipo de imóvel.
Valorização de compactos em Curitiba
Assim como em outras capitais, em Curitiba (PR), os apartamentos compactos seguem em ascensão. Conforme a Brain Inteligência Estratégica, o mercado imobiliário está aquecido e os compactos foram grandes impulsionadores para o resultado positivo.
Para se ter uma ideia, enquanto o mercado geral de unidades vendidas de 2015 a 2024, subiu em 140%, o mercado de compactos aumentou em 210% suas vendas. A mesma pesquisa indica que os maiores compradores desse tipo de imóvel são investidores.
Com o mercado aquecido, há uma alta valorização do m² na cidade. Desde 2015, houve aumento de 63% no valor e hoje, o preço médio está avaliado em cerca de R$ 12,5 mil/m².
Por que investir em imóveis compactos no centro de Curitiba?
Investir em imóveis em Curitiba apresenta muitas vantagens. A capital paranaense é eleita uma das melhores capitais para se viver. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,823, considerado muito alto. O índice leva em consideração a educação, renda e longevidade da população.
Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2024, desenvolvido pela consultoria Urban Systems, Curitiba está entre as cidades mais conectadas do país, ocupando o 4º lugar. O estudo levanta vários eixos temáticos, como mobilidade, meio ambiente, segurança, educação e economia.
Quando se olha para a região central do município, investir em imóveis nessa área pode ser ainda mais vantajoso. Os bairros da região central contam com fácil acesso a comércios, serviços, transporte público e opções de lazer, como Passeio Público, Rua 24 Horas, Feira do Largo da Ordem, Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho), entre outras opções Além de ser uma localização estratégica para outros pontos da cidade.
Nessas áreas o mercado de imóveis segue mais aquecido que em outras regiões. Conforme a pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, o centro de Curitiba é o bairro com maior volume de lançamentos de empreendimentos no Brasil, nos últimos três anos.
E os compactos ganham bastante espaço, já que aqueles que buscam praticidade em sua rotina querem funcionalidade no imóvel, aliada à boa localização.
Core Faivre e Morá: empreendimentos Gadens são ótimas opções de investimento
A Gadens Incorporadora apresenta duas ótimas opções de investimentos de apartamentos compactos: o Core Faivre e o Morá.
O Core Faivre é um empreendimento com unidades studios a partir de 18,88 m² e apartamentos de dois quartos com até 37,53m². Já o Morá oferece unidades studios de 19 m².
Ambos os empreendimentos são perfeitos para aqueles que buscam uma rotina mais prática, qualidade de vida e tudo mais acessível. Com localização privilegiada na região central de Curitiba, o empreendimento está próximo a shoppings, praças, universidades e mercados.
Além disso, tanto o Core quanto o Morá oferecem uma estrutura completa, proporcionando lazer e qualidade de vida aos moradores, com diversas áreas comuns como academia, salão de festa, pet care e espaço pet, espaço para mini market e outras.
Invista nos empreendimentos sem capital próprio
A Gadens Incorporadora oferece a possibilidade de financiar 100% do valor das unidades Core Faivre e Morá, por meio do crédito associativo da Caixa Econômica Federal. Com isso, você pode investir o capital próprio em outros ativos.